Como economizar combustível da moto

Sim, moto é o meio de transporte a motor mais econômico que se pode usar nas ruas, principalmente neste momento de caos do trânsito das grandes cidades. Isso todo mundo sabe. O que muitos não têm conhecimento é que esta vantagem pode ser potencializada. “Como se tem a ideia que é um meio de transporte econômico, poucos procuram se informar sobre como fazer para adiar a ida ao posto de gasolina. São muitos os erros nesse sentido que se vê todos os dias, causando um consumo muito maior”, ressalta o soteropolitano Emmanuel Figueiras, motociclista, empresários e
ex-proprietário de uma oficina mecânica para motos.
Usuários de motos desde a juventude, Figueiras se diz “amante” das motos e, pelo amor em pilotar e conversar sobre o assunto, se tornou um estudioso no assunto. “Eu sabia mais que meus mecânicos em São Paulo (sua oficina ficava na capital paulista), e é por isso que digo que pouca gente sabe realmente como aproveitar a moto da maneira certa; muitos ainda vivem repetindo mitos”, disse o empresário que hoje trabalha no ramo de confecções.
Um dos mitos ao qual o empresário se refere é o de aquecer o motor quando se liga a moto. Segundo ele, é um procedimento desnecessário que só serve para consumir combustível. A informação é confirmada pelo especialista. DinnoBenzatti, apresentador do programa Momento Moto, no canal de TV on-line Uol. Em seu programa, Benzatti afirma que a maioria das motos atuais apresenta injeção direta, o que dá a possibilidade dos motores serem aquecidos em movimento, sem causar nenhum desgaste e sem desperdiçar combustível.
Outra ação que, segundo o empresário, é um “vício” de muitos motociclistas, é o de ficar acelerando a moto enquanto ela está parada, principalmente em frente aos sinais fechados. O erro é confirmado por Benzatti. Segundo o especialista, além de ser completamente inútil, quem evitar esse “vício”, além de economizar combustível, vai aumentar a vida útil do motor.
Uma das dicas mais fáceis e efetivas para diminuir o consumo da moto, segundo Benzatti, é manter os pneus na calibragem correta. Para se ter uma ideia da eficácia da dica, quem mantém os pneus bem calibrados pode economizar até 3,3% de combustível, segundo o especialista.
Outra informação útil, lembrada por Figueiras, é a cadência de aceleração. “Vejo muito nas ruas engarrafadas os motociclistas fazendo zigue-zague, acelerando e reduzindo bruscamente, ou seja, não mantém uma cadência. Isso faz aumentar o consumo, pois é nas acelerações e mudanças bruscas de marcha que mais se gasta combustível”, aponta.
Outras dicas:
- Mudar rapidamente para a segunda marcha, tende a manter o motor em rotações mais baixas, o que faz economizar. Adaptar-se bem a andar em marcha lenta também é essencial para o bom rendimento.
-Assim como para os carros, na moto a troca de marcha deve ser feita no momento certo. Realizando-a corretamente, consegue-se diminuir o consumo. Por isso, dê uma atenção especial para a marcha.
-Evite acelerar muito em subidas, já que o fato de acelerar totalmente não aumentará a força de sua moto.
-Procure respeitar a sua moto, e assim evite as cargas em excesso.
-O conhecido ‘ponto morto’, ao contrário de que muitos pensam, consome muito mais combustível da moto. Por isso, deixe-a engrenada, mas sem acelerar.
-Evite conduzir a moto em alta velocidade, pois caso o veículo seja conduzido a ¾ de sua velocidade máxima, o consumo de combustível sofre uma baixa significativa. E quanto ao tempo, a perda deste fator é mínima.